quarta-feira, 3 de junho de 2009

REVENDO MEUS 4 MESES NO NAVIO

Bem, hora de fazer um update de minhas experiencias a bordo do Carnival Splendor. Embarquei em Fevereiro e hoje eh Junho. Desde que embarquei ate hoje n’ao recebi um centavo da Steiner, que eh a empresa para a qual trabalho no spa. Falei com a gerente e ela disse, com um sorriso plastico no rosto que eu devo pagar uma multa de $650,00 dollares (?!) para a companhia, pois escolhi um contrato de 7 meses, e nao um de 9 meses, por isso nao iria receber nenhuma comissao, ate eles descontarem todo o valor !!! como eu estava sentado, nao cai duro no chao. Com muita calma falei para ela que a unica multa que eu deveria pagar, pelo que estava no contrato, seria se eu terminasse antes, se eu voltasse para casa antes dos sete meses. Bom, para encurtar uma historia longa, cheia de furos, ate hoje eu nem ninguem dos 32 terapistas do spa recebemos um unico centavo. A gerente eh uma cara dura, que suga nosso sangue pois exige que a gente venda os produtos da empresa e tenha um total de 35% de venda por semana. A meta semanal de arrecada;’ao para o spa eh de $130 mil dolares (voce acha que eh so viajar, nao eh nao, baby!) nao me queixo em ter que vender ou trabalhar, pois eu gosto muito do que faco, so quero que a empresa pague meu salario! Para quem esta pensando em vir trabalhar a bordo,

pense bem antes, pois ha muito glamour, sim, mas voce vai trabalhar pra burro ! se nao fosse pelas gorjetas (que sao bem mais gordas que a comissao vinda da Steiner) eu estaria roendo minhas unhas!

Estou escrevendo a partir do meu novo NETbook. Esse eh um lancamento aqui, parece com um laptop, so que tem apenas uns 25 cm ou menos de largura, eh bem pequeno leve e custou so 299 dolares, uma micharia por aqui. Tem todas as coisas que um laptop comum, so que nao vem com o cd drive, que para mim nao faz falta, pois a gente tem como usar of flashmemory e colocar ate 8 giga de filmes ou file dentro, e elas tem o tamanho de um dedo pequenino.

Hoje a noite havera a party com o tema “Amsterdan Red Light District”. Todo mundo esta bem entusiasmado. As garotas do spa vao vestidas como trash sluts (tipo prostituta pobre) e os dancers do navio vao vestidas como rich call girls (acompanhantes de luxo). Os rapazes vao vestidos como pimps, pusher e drug-rehab (desculpa, mas nao lembro da traducao…) vai ser uma risada so! Vale lembrar que TODOS que trabalham em navio sao, digamos.. explorados (por falta de palavra melhor) , se bem que a gente sabe antes de embarcar novamente que eh assim mesmo, whatever. Dessa maneira, sempre que ha uma festa a gente quer se divertir, tirar muitas fotos e rir muito. Eh uma grande familia, legal e muito divertido mesmo.

Como eu escrevi em algum lugar antes, ganhar dinheiro aqui depende de cada um. Voce tem que ser MUITO positivo e persistente no que quer. E gostar MUITO do que faz. Adoro conversar com os passageiros, aprendo tanto que voces nem imaginam. Apesar de toda as baboseiras e aparente injusticas (gente, ja passei por tanta coisa na minha vida que tudo por aqui eh doce de goiaba..). tem meninas de 20 e tantos que choram quando a gerente diz que elas sao OBRIGADAS a melhorar o desempenho nas vendas ou serao transferidas para um navio horrivel, onde terao passageiros terriveis e de baixa qualidade. Quando eu ouco isso acho uma graca. Na verdade sao jogos psicologicos que a gerente faz, tipo ameaca para ver se o pessoal melhora. Nao digo que ela esta certa ou errada, pois ela faz o que a empresa manda. Se ela nao faz, outro gerente vem e faz melhor e ela vai para um barco pior, o que eh um pesadelo para qualquer gerente.. entao, quase todos trabalham aqui com medo de serem tranferidos. Ora, se voce tem um numero “X” de vendas semanais, tudo bem, a gerente nao te incomoda. Como eu sou hiperflexivel e gosto do que faco, para mim nao tem problema, quase sempre estou com meu percentual de vendas bem dentro do que ela quer, entao ela nao me incomoda. Acho tudo graca! Como sou hiper positivo, vejo tudo de um outro angulo. Tem gente aqui que fica pelos canto, como se fosse morcego, tentando ficar nas sombras, soh vendo o lado negativo de tudo. Se voce deixa, vai junto com a onda pro fundo! Algo para se pensar, antes de embarcar na tal aventura de conhecer o mundo e ser pago para isso. Acho que para quem eh muito jovem, tipo 20 anos, a realidade do navio eh um soco na cara, no estomago e um balde de agua gelada para te deixar bem esperto e agil! Apesar de toda essa cafajestagem da empresa, estou numa boa, pois pelo menos tenho as gorjetas dos passageiros, caso contrario ja teria voltado para casa ha muito tempo. Deixa que o tempo ajeita tudo. Nada de pressa. Como alguem disse uma vez, a gente planta e colhe. A empresa esta errada, entao vou colher essa semente que eles estao guardando, e terei bons frutos.

Estamos toda a semana em vancouver, que eh uma cidade fantastica, muito interessante e cheia de contrucoes novas, muito modernas e bem arrojadas. Estive no bairro chines (adoro comida chinesa) a comida chinesa no Canada eh BEM diferente daquela que a gente tem no brazil. Nossa comida chinesa eh semelhante a Americana, muito molho vermelho e condimentado. No mexico e no Canada, em restaurantes tipicamente chineses o tempero eh muito diferente. Escolhi o chow mein e dumplings. ADORO os dumplins que sao uma especie de bolinho recheado e assados no vapor, o que torna a comida muito delicada e gostosa. Voce come e nao para mais. Eh nao fica de estomago pesado. Ah, viajar eh tao bom, o unico problema eh a distancia de casa..

Bom, a tal da gripe suina parece que deu lugar a outro tipo de noticiario na america entao vamos voltar a fazer o itinerario Long beach- Puerto vallarta-mazatlan-cabo san lucas a partir de 21 de junho. Estou meio que cansado de tanto mexico.. o bom eh que qualquer 10 dolares da pra voce comer e tal, ja no canada tudo eh um pouco mais caro, se bem que a cidades sao limpas, bonitas e por ai vai.

Fui algumas vezes no cinema. Nossa, que legal. Lembro quando ouvia filmes em ingles ai no brazil e era meio dificil entender, enquanto estudava ingles. Eu sabia que se eu soubesse falar ingles, teria melhores oportunidades no futuro (que eh o meu presente, agora!). assisti ao novo STAR TREK, muito bom. TERMINATOR-SALVATION gostei muito. WOLVERINE, excelente!!! E dai percebi que eu entendia perfeitamente tudo, me dei conta que todos aqueles anos la atras hoje estao me rendendo os frutos. Tudo na vida eh assim, ne? voce faz e la adiante colhe. Vamos tentar plantar coisa boa minha gente, senao na nossa velhice vamos colher fruto amargo e so caroco!

4 comentários:

Sebastião Sidnei disse...

ola rogerio,
adorei seus blogs e te achei muito engracado nos posts!!! obrigada pelos momentos de descontracao e leitura agradavel :)
acabei de passar na entrevista da steiner e vou comecar minha escalada... sou muito parecida com vc, bastante positivista e nao vejo a hora de desbravar o mundo, trabalhando ate fazer bico!!
abracao
izabela

Poliana Oliveira disse...

Oi Rogério! Como disse to me preparando pra embarcar. Poxa, que coisa que fizeram!!! Ninguem recebeu? é disso que tenho medo, não quero ir pra ficar rica pois sei que isso não é possível, mas trabalhar pra nem receber? é dose. Sei que não é só Glamour, mas por isso estou correndo atrás do pessoal que jah tá embarcado pra eu não gastar uma grana a toa.
Boa sorte aí e mande notícias.

Mariana disse...

Oi Rogériooo, eu vo fazer a entrevista na Steiner dia 16/08, (achu...) e to mto animada a vida aí é difícil neh? Mas nossa quero mtoooo mais q tdo!!! Mas toda força do mundo pra vc aí!!! Bjos!!!Mariana - maggba@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Rogério tenho uma filha que está indo trabalhar neste navio como massoterapeuta. Gostaria de saber como são as coisas aí no navio
Por favor se tiver alguma coisa que vá contra a dignidade da pessoa por favor me fale.Ela tem 2 filhos e precisa trabalhar muito e não tem medo do trabalho.Desde já agradeço.

Ivete