quarta-feira, 4 de outubro de 2017

RESSUSCITANDO, após 6 anos sem escrever.


O tempo passa, a gente fica mais experiente (tradução= mais velho), revê conceitos e evita o que não é bom, para poder ser feliz. Por quatro contratos, (girando entre 9, 10 meses cada), eu tive uma oportunidade ímpar de poder conhecer todos os lugares que eu sempre desejei. O trabalho como barbeiro/cabeleireiro/clareador de dentes foi a oportunidade que agarrei assim que ví. Poderia dizer, como já lí em outros blogs, o extremo das experiências. Alguns falam que foi horrível, muito trabalho escravo, chefes monstros. Outros escrevem que o trabalho a bordo é maravilhoso, você ganha muito dinheiro, conheçe o mundo, e por aí vai. Digo que não é nem céu nem inferno. Também não é purgatório. A gente filtra as experiências. Claro que é um TRABALHO difícil, exaustivo. Mas também não é assim, quem trabalha com o público? quem trabalha com turismo, ou com vendas??
Para os que desejam trabalhar em navios, vão aí os pontos bons e ruins:

RUIM porquê:
- fica longe de todos, dá saudades (mas pode ligar, usar internet, whatsapp, etc)
- Não tem a comida caseira, ou o sabor não é bom (até quem trabalha em churrascaria, ou fábrica de chocolates cansa do sabor, você sabia?)
- As pessoas são frias e tem hábitos diferentes dos nossos (cada país é diferente, um do outro. Isso se chama choque cultural)
- É muito trabalho, a gente não tem tempo para descansar (meu contrato indica um número X de horas de descanso).

- não dá pra ter relacionamento. Muita gente que conheci é casado, tem filhos, família e precisa daquele trabalho. Conheci uma Filipina que ela e o marido trabalhavam em navios diferentes e tinhas 5 filhos, esperando em casa!

BOM porquê:
- Você conhece gente. Vê que o mundo não é tão redondo como te disseram;
- Come/ bebe o que no Brasil iria te custar uma fortuna, ou, jamais teria grana para pagar aí no Brasil.
- Eu prefiro trabalhar bastante e trazer dinheiro para investir e poder ter uma velhice calma. Você já viu como está o trabalho/ aposentadoria no Brasil???

Embarcado, conheci pessoas que:

1) não queriam trabalhar. Passavam o dia queixando-se de TUDO: da comida, dos colegas, da gerência e que só queriam achar um namorado para poder dizer que dormiam em uma cabine com janela (!!!) Quem trabalhou a bordo sabe o que estou dizendo. 

2) Choramingavam todo o dia, saudades de casa. Gente, ACORDA! Na temporada Brasileira estávamos todo o sábado em Santos (a família da chorona morava lá). Ela, no dia seguinte, após ter visitado eles, em terra, ficava falando prá todos que morria de saudades. No início meu deu lástima. Depois irritação. Parecia doida. Descobri que gente mal-resolvida precisa de um ouvido para despejar suas inquietações e problemas. Eu fora.

ISSO POSTO. Se você fica assim, ai, não sei se vou, e tals. NÃO VÁ. Nada pior do que gente que faz bico doce, querendo que alguém diga: ah, pobrezinho(a). Isso você não encontrará a bordo. A dúvida é uma merda. Eu, quando tenho dúvida de algo, uso essa máxima:

                      Na dúvida sobre algo, abstenha-se e não faça!

Não entendo, e não quero entender, por quê tem gente que adora se lamuriar, reclamar. Parece facebook: um muro de lamentações e brigas. Isso é um veneno espiritual que a criatura tá ingerindo. Vai acabar doente. De verdade.

Para encerrar esse tópico: Seja feliz, faça boas escolhas e tente não lograr ninguém, pois payback is a bitch.



Nenhum comentário: