quarta-feira, 14 de maio de 2008

mega atualização




GOODBYE CARIBE! HELLO EUROPE!
A temporada no caribe acabou. Foram 6 meses de ilhas maravilhosas e etc... depois de um certo tempo tudo fica meio que rotina (apesar de as ilhas serem fantasticas, claro...) agora quero conhecer os paises da europa . Daqui a alguns dias estaremos indo para o Brasil, dai cruzamos o atlantico, passando por Dominica, Ile Royale (ilha do diabo), Fortaleza –Brasil!!- Dakar (senegal, Africa), Casablanca (lembra do filme), Gibraltar (Espanha), Cannes (aquela, do festival de cinema...), Casablanca, Livorno e Civitavecchia (Italia). Esse cruzeiro é de 21 dias, saindo de Fort Lauderdale, Florida.
Algumas das pessoas que trabalham no spa estão voltando para casa. Os contratos estão encerrando, e novos profissionais vem, num intervalo de mais ou menos 3 semanas. Meu contrato encerra em 26 de maio, entao tenho mais dois cruzeiros pela frente, daí, de volta para o Brasil. O tempo voa mesmo! Chequei na academia em londres em agosto do ano passado. Volta para casa depois de quase 9 meses e meio! A bordo do navio parece que o tempo nao passa! Lembro que estive no canada, estados unidos, mas parece que faz tanto tempo. Como ficamos por 6 meses fazendo as mesmas ilhas toda a semana, parece que o tempo não passou, mesmo. Acho que vou sentir saudades de toda essa experiencia que tive nesses meses todos. Nunca poderia imaginar que um dia iria ver tantos lugares incriveis, pois se eu fosse pagar para visitar todos, ia ter que trabalhar a vida toda ai no Brasil! Estou satisfeito com toda a oportunidade que tive. Pude praticar bastante o meu ingles, aprendi novas tecnicas relativas a hairstyling, aumentei muito o meu conhecimento a respeito de tecnicas de promoção profissional, e tal. O treino na academia Steiner em Londres foi muito interessante, os muitos trainning sessions a bordo, com profissionais de altissimo gabarito impulsionam a carreira de quem quer progredir.
Coisas que vou sentir falta quando terminar meu contrato:
-Pessoal do spa
- parties no crew bar
- as cidades fantásticas e os paises incríveis
- os tratamentos gratis no spa (massagens, acupuntura, facials, etc.. sem precisar pagar um centavo!)
Coisas que não vou sentir falta:
-Crew drill (que coisa mais chata, porém necessário em caso de emergencia..)
- retail (!!
- comida do crew mess (eita comida sem gosto!).
Não posso encerrar esse blog hoje sem escrever algo interessante sobre minhas clientes. Há senhoras que são um doce, muito queridas e meigas, e há aquelas que são tão doces que é demais.. Lembro duma senhora, cabelo branquinho que nem algodão doce que me disse assim: Voce pode fazer meu cabelo como achar melhor, mas tem que ter volume no topo, franja full, as pontas viradas para dentro...Ah, escove como achar melhor, mesmo. Quando começo a escovar o cabelo ela olha e pergunta se eu não vou colocar rolinhos (?)..e ela disse que eu poderia fazer como eu quisesse o cabelo! Coloco os rolinhos, ela fica 50 minutos embaixo do secador, e quando tiro os rolinhos ela pede para eu fazer o teasing no cabelo (pentear para traz, cada mecha. Desculpe, nao sei como dizer isso em portugues...) O resultado é que todo o trabalho de enrolar fica em nada, o cabelo fica uma macega maravilhosa, que dá inveja! Depois de tudo isso, tenho que aplainar o cabelo da tia. O resultado é uma linda montanha de cabelo, ENOOOORME. A tia tem coragem de dizer que quer mais volume (oh, Senhor, dai-me paciencia.), no final das contas ela fica pelo menos uns 25 cm mais alta, devido ao cabelo. Ela está feliz, assina a conta, me dá oito dolares de gorjeta e sai feliz da vida. Tá bom.




Dakar, Senegal - Africa
Depois de tres dias seguidos em alto mar chegamos em Dakar, saindo de fortaleza, Brasil. Dakar fica no Senegal, Africa. É um local interessante, cheio de contrastes. Foi uma das portas de exportação de escravos para o Brasil e outros paises da américa. Quando sai do navio e peguei o onibus que nos levaria até o mercado da cidade, fomos advertidos pelo guia turistico do local para termos muita cautela quanto a roubo de nossos pertences. A principio achei que ele estivesse exagerando, mas quando desci do onibus, notei que o numero de crianças vendendo todo o tipo de quinquilharia era enorme, e eles nos cercam por TODO o lado. Pelo menos 48% da população não tem emprego e o aspecto da cidade é de um lugar desolado, saindo de uma guerra civil. A primeira impressão não é das melhores, mas lembrei do que foi dito no navio, 70% da população adulta tem aids, e muitas das crianças do local pedem dinheiro ou vendem todo o tipo de coisa pois não tem familia nem alimentos. É de cortar o coração. Na verdade toda a violencia vem da fome e da falta de perspectiva de um futuro mais humano. E pensar na quantidade de comida que vai para o lixo aqui no navio...bem, os passageiros estão pagando pelo serviço, vëm de um pais rico e o desperdicio também existe ai no Brasil.
Comprei em Dakar um trabalho em madeira de marfim, muito interessante e paguei 15 dolares. Uma das garotas do spa disse que eu poderia ter pago só 10 dolares, e sei que se eu tivesse pedido mais desconto, teria pago menos, mas lembrei que para eu ganhar 5 dolares não é tão sacrificio assim e aquele valor representa para eles comida para sei lá quantos dias...já que não posso fazer nada por aquele povo, pelo menos não dei esmola, mas sim fiz a coisa certa. Para que querer vantagem só para economizar alguns dolares

You must remember this, a kiss is still a kiss, a sight is just a sight... (do filme Casablanca, 194…)
Chegamos em Casablanca, o lugar é incrivel. A religião é mussulmana, as mulheres cobrem os cabelos, quase todas elas; há um mercado enorme chamado Souks que tem todo o tipo de coisa relativa ao oriente, roupas, trabalhos em metal muito bonitos e com preços bem atraentes. Tomei um cafe com leite, algo bem simples, mas com um sabor tão bom, que não sei que tipo de café era aquele,mas nunca tomei nada tão saboroso.


MEDITERRANEO E ILHAS GREGAS
Iniciamos um cruzeiro de 12 dias. Vou escrever algumas breves notas sobre os lugares por onde passei.
Livorno, Italia. A cidade é interessante. Pegamos um trem para Pisa, onde vi a torre inclinada. Tudo custa bem caro (só aceitam Euro).
Civitavecchia, Italia- a cidade é cheia de igrejas, eles comem pizza pela manhã, como se fosse pão. Alias, o pão deles é achatado, bem gostoso. Vale lembrar que o pão que temos ai no Brasil é do tipo frances.
Napoles, Italia- A cidade é grande, cheia de lojinhas com todo o tipo de artigos. A partir de Napoles pegeuei um trem com direção para as ruinas de Pompeia. As ruinas são imensas, o valor da entrada é de 11 euros. Tirei 270 fotos. Apreciei cada minuto que estive lá. O local é incrivel e há muitas partes da cidade que ainda estão sendo escavadas.
Rodes, Santorini, Mykonos, Katakolon, Corfu e Atenas, Grecia- as ilhas gregas são muitos bonitas, todas as casas são baixas, com telhado arredondado e pintadas de branco com aberturas em tons de azul. Não vi sujeira no chão das ilhas e há um ar de festividade em todo o local.

2 comentários:

Kaduca disse...

Olá Rogério! Parabéns pelas suas conquistas, as cidades fantásticas q vc tah conhecendo! Sempre que posso vejo seu blog p/ saber sobre o dia-dia do trabalho no navio...tb sou cabeleireira e farei uma entrevista na Steiner mês q vem...Parabéns! Kátia.

Rogerio Régis disse...

oi! obrigado pela mensagem! desejo sucesso para voce! A Steiner proporciona uma otima oportunidade de conhecermos o mundo, ganhar dinheiro e ainda realizar os sonhos!!! tenho visitado tantos lugares que parece nem ser realidade! estou feliz, e mais feliz ainda pois estou voltando para casa, daqui a 5 dias encerra meu contrato, hoje estamos saindo de Kusadasi na turquia (um paraiso para compras, e olha que cada uma das garotas do spa comprou em media 5 bolsas, tipo Chanel, Prada, etc...!!!
abraços!